20/06/2014

Prefeitura emite nota explicando cancelamento do São Pedro em Itiruçu


A Prefeitura se sente na obrigação de prestar os oficiais esclarecimentos sobre a não realização da tradicional FESTA DE SÃO PEDRO em 2014.
Muito embora esta possibilidade já vinha sendo admitida por todos, o Prefeito e sua equipe se debruçaram nos últimos dias no sentido de estudar todas as viabilidades para realização da FESTA, e de suas consequências, na hipótese da não ocorrência.
Conhecemos os significados sociais, culturais e econômicos que possui o SÃO PEDRO DE ITIRUÇU. É nossa principal vitrine e oportunidade de reunir itiruçuenses, turistas, pessoas que aqui retornam, injeção na economia dos empresários e de pessoas físicas. Mas também temos que avaliar as reais condições de quem promove, praticamente, 100 % da FESTA, que é a Prefeitura. E este ano, depois de um detalhado, minucioso e preocupante estudo, não apenas neste período, mas nos últimos três anos e para os seguintes, chegamos à lamentável conclusão pela não realização.
Esta constatação se deu em razão de três principais questões: 1- Diminuição dos repasses de outros entes de governo para as Prefeituras; 2- Redução da alíquota do FPM do índice de 1.0 para 0.8; e 3- Resquícios financeiros herdados de gestão passada.
O primeiro é geral para todos os municípios, especialmente para os nordestinos. O segundo foi específico para alguns e infelizmente, para Itiruçu, onde, a valores de hoje, Itiruçu recebe, em média R$ 300.000,00/mês (trezentos mil) a menos. A última, se trata de débitos trabalhistas, a exemplo dos salários dos servidores de dezembro/2012 e de precatórios herdados sem prévio conhecimento da atual administração, o que nos vem levando à bloqueios, e devemos nos preparar e prevenir para honrar, vez que são decisões judiciais e alegam que são direitos.
É sabido que um dos pontos principais, a redução na alíquota, vem de 2011, mas a permanência de despesas como a FESTA, que nos moldes que vinha sendo realizados, equivale ao valor de uma folha mensal de salários, deve ter tido como uma das consequências o não pagamento da folha em dezembro/2012 e aí está a grande questão. Já foi muito difícil fazer em 2013 e, se fizéssemos agora, teríamos que atrasar salários e pagamentos a fornecedores no futuro breve, ou até não os pagando.
Assim, entre uma decisão de CORAGEM E DE RESPONSABILIDADE de quem administra o dinheiro público e a de comprometer as obrigações, como serviços básicos e honrar pagamentos, fomos forçados, lamentavelmente, em adotar a primeira.
Queremos ainda externar nossas desculpas a todos, sejam às crianças, jovens, adultos, aos da melhor idade, aos empresários, às famílias e aqueles que esperavam esta época para visitar sua Terra, aos turistas, aos artistas, a todos aqueles que, direta ou indiretamente deixaram de ganhar ou aproveitar com a FESTA, mas nos compromissamos com melhores dias para nossa Itiruçu e com o retorno do MAIOR SÃO PEDRO DO BRASIL, pois uma certeza todos tem: de FESTA, QUEM ENTENDE, SABE E GOSTA DE FAZER, é a atual administração municipal, e para que tomássemos esta decisão foi com um grande pesar.
ITIRUÇU/BA, 19 de junho de 2014.
Wagner Pereira Novaes – Prefeito Municipal

Nenhum comentário: